domingo, 18 de janeiro de 2009

Investir na bolsa: Vale a pena?

Um dia desses eu estava conversando com meu primo. Ele veio me dizer que havia ganho uma graninha legal na Bolsa, aliás tudo o q ele compra hj ele diz 'a Bolsa paga'. Mas como a Bolsa paga tudo?

Pra começar, deixa eu explicar que grana é essa que ele ganhou:
Dia 26/12, ele investiu R$ 3000,00 que estavam guardados em ações de uma empresa X. Na ocasião, as ações estavam a R$ 2,70. Dia 13/01 essas ações já valiam 2,70 cada, ou seja
Valor investido: 3000,00
Valor das ações: 2,70
Total de ações compradas: 3000/2,70 = Aproximadamente 1111 ações
Pouco mais de 15 dias depois o preço das ações subindo para 3,70 ele tinha então 1111*3,70=R$ 4111,00, ou seja, teve uma valorização de cerca de 37% neste prazo.
Só que ele deu sorte pois ele vendeu todas as ações no primeiro horário do dia seguinte e no mesmo dia essas ações fecharam a R$ 3,40.
Daí vc me pergunta (ou não): onde você (eu) estou querendo chegar?

Conversei um pouco com ele, que me explicou algumas coisas sobre a bolsa de valores. Não vou explicar tudo aqui, quem quiser saber um pouco mais pode dar uma olhada no blog do Alessandro Martins - Iniciante na Bolsa - que explica bastante coisa lá para iniciantes.

Seguindo alguns conselhos do meu primo e do próprio blog, resolvi me aventurar. Mas é lógico que em um simulador da Bolsa, pq $$$ pra investir eu não tenho nada por enquanto e não sei tão quando terei tão cedo, logo terei bastante tempo pra me aventurar gastando um dinheiro que não existe!
Me cadastrei no Jovem Invest, porém estou esperando abrir o mercado no FolhaInvest para brincar um pouco lá tbem... Qdo eu achar q estou bem, começo a investir (bem eu digo tanto para gerenciar recursos na Bolsa qto pra poder sacar do banco... sem grana no banco não dá pra começar =p)

Abraços a todos, e ótima semana!

Sem frase hj... tô economizando pro próximo post =p

0 comentários: