terça-feira, 11 de setembro de 2007

Slartibartfast

Boa tarde galera!

Nossa... 5 post e nenhum comentário?
Tô bem pra carai...

Mas vamos lá.

11/09... 6 anos do atentado do Bin Laden aos EUA.
Todos lembram dos dois aviões atingindo as Torres Gêmeas e toda aquela história. E o Chile onde fica?
Assisti há um tempo atrás um DVD chamado 11'09''01 (11minutos 09 segundos e 01 quadro)... são 11 curtas 11 diretores de 11 países diferentes com referências diretas ou indiretas sobre os atentados dakele dia.
O que me chamou a atenção é o do britânico Ken Loach. Ele narra a composição de uma carta, direcionada às famílias das vítimas de 11 de setembro, por um chileno exilado na Inglaterra.
Pra quem não conhece a história do Chile, 11/09/1973 foi o dia do golpe de estado que culminou com a morte do então presidente
Salvador Allende durante o golpe de estado que instituiu o regime militar de Pinochet no Chile (curiosamente, os Estados Unidos apoiaram o general Pinochet, esmagando todos os que se opuseram). Cerca de 3 mil pessoas foram assassinadas (msm número de mortos nos ataques terroristas).
Não estou defendendo os ataques aos Estados Unidos. Mas sabe aquela frase que diz "Aqui se faz, aqui se paga"?
A grande diferença é que o povo chileno viveu sob a ditadura por anos, sem nenhuma forma de se defender. Já a terra do George W(ar) Bush atacou tudo e todos que (supostamente na cabeça dele) eram suspeitos, vide Afeganistão e Iraque.

Frase do dia:
"Colocado em uma transição histórica, pagarei com minha vida a lealdade do povo. E os digo que tenho a certeza de que a semente que entregaremos à consciência de milhares e milhares de chilenos não poderar ser cegada definitivamente. Trabalhadores de minha Pátria! Tenho fé no Chile e em seu destino. Superarão outros homens nesse momento cinza e amargo onde a traição pretende se impor. Sigam vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrirão-se de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor."
Salvador Allende, 11 de setembro de 1973





Ah... pq o titulo é Slartibartfast? Sei lá... foi o q me veio na mente qdo eu pensava num título.

Slartibartfast

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na série O Guia do Mochileiro das Galáxias escrito por Douglas Noel Adams, Slartibartfast é um engenheiro construtor de planetas. Trabalha em Magrathea e ajudou a construir a Terra, especialista em fiordes (litorais) ele ganhou um prêmio pelos fiordes da Noruega.

0 comentários: